19 de jun. de 2010

Reflexões em tempo de Copa

Em época de Copa, tudo é lindo, mas enquanto a Copa acontece, muitas coisas não param.
Você já notou que os noticiários falam mais sobre a Copa(ou futebol) do que de fato as notícias que importam?  Programas especiais para dar a cobertura que acham que a Copa merece já estão no ar. Atualmente acontece que os noticiários estão com tempo reduzido – ok, acho superválido-, mas 1/3 do noticiário passam falando da Copa.  Claro que a Copa é um evento mundial que acontece uma vez a cada quatro anos, mas existem outras coisas acontecendo, tanto no mundo, como aqui.
Em Porto Alegre, discute-se a possibilidade de aumentar a passagem de ônibus. Será que isso é menos importante do que aparecer um repórter em Joanesburgo para basicamente dar “oie” e dizer que está lá?
No primeiro jogo do Brasil, ouvi uma pessoa falando que um pessoal de um estado (há algum tempo atrás, tipo duas copas anteriores a essa ou mais), falando que a Copa não passa da política “pão e circo”. Elas têm razão. Usamos a Copa como desculpa para muita coisa, enquanto na verdade o governo aproveita para tomar decisões sem tanta pressão do público, fora isso existe a proliferação de estupidez da parte dos brasileiros. Pessoas se amarram em lugares para mostrar seu amor pela seleção (http://bit.ly/9F9Z5j), entre outras coisas sem noção.
Vocês notaram que lá em Joanesburgo os operários fizeram manifestos porque seus salários estavam atrasados? Será que a “beleza” da Copa abstraiu a notícia de irresponsabilidade de cumprir os valores acertados com operários para as construções dos estádios e afins? Vocês acham que isso não vai acontecer aqui no Brasil na copa de 2014? Afinal, quem vai dar bola para isso: se existe um evento construído de forma irresponsável? A propósito, os manifestantes foram presos.
Veja bem, eu não odeio a Copa, eu gosto, eu odeio a seleção brasileira e sim, não torço por ela. Afinal, Robinho não passa de um arrogante e se sente no direito de mandar no time, mas veja que isso sempre acontece, atualmente é o Robinho, na próxima copa, não sei quem será.  Jogadores brasileiros não jogam por “amor a camiseta”, muitos deles nem gostam de fato do Brasil – ok, não culpo eles por isso-,  a maioria nem sabe o Hino Brasileiro. Dos jogadores que estão na seleção e estão jogando por um time brasileiro, para eles a copa não passa de uma oportunidade de conseguir um contrato para jogar nos times de fora. Também não os culpo por isso, afinal, todos nós queremos sempre subir na nossa carreira não é mesmo? Vocês acham que ganhar a Copa é mais importante para eles do que ganhar um título de um campeonato do futebol internacional? É acho que não, afinal, se ele estiver no time que foi campeão, é garantido que ele no mínimo irá continuar no time que está, ou vai conseguir propostas ainda melhores para jogar no Inter de Milão ou seja qual for o time.
É incrível como todos os brasileiros gostam de menosprezar os outros times de futebol. Seja a seleção da Coréia do Norte, ou Costa do Marfim, Galvão durante o jogo basicamente chamou a Coréia do Norte de amadora. E com certeza não é só o Galvão que faz isso. Brasileiro não tem nada melhor para oferecer do que uma boa partida de futebol. “Boa”, é, geralmente estão displicentes em campo, mas só porque são campeões cinco vezes, não esqueçam que a Itália ganhou quatro e a Alemanha ganhou três.
O Brasil fora o futebol existem poucos outros esportes que o país de fato é bom, e é pouco valorizado, quer um exemplo? Vôlei, tanto feminino quanto masculino. Existe pouquíssimo espaço na televisão aberta, a não ser que o torneio seja a nível internacional. Mas tu nunca vai ouvir alguém comentando: Nossa que partida do Brasil no vôlei masculino(ou feminino). Você só comenta com outra pessoa sobre isso, se souber que ela gosta de vôlei. E a quantidade de pessoas que não gostam de futebol e durante a Copa do nada elas simplesmente passam a gostar de futebol. Será que tudo isso é só para que elas não se sintam excluídas: Como assim você não gosta da seleção brasileira?!?!??!
Claro, a seleção brasileira é genial, nossa! #ironic.
Para as empresas a Copa não passa de marketing, afinal elas podem fazer um monte de campanha para a Copa, aumentar as vendas e tudo que elas desejam. Isso é claro que uma vez a cada quatro anos.
Não vejo motivos para torcer pela seleção brasileira, mas se você vê, vá em frente, só não ache que pelo fato de estarmos em época de Copa, você terá liberdade para ser um idiota e não precisar pensar. Afinal, é fato, futebol brasileiro gera estupidez humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário